capital humano
Diario do Sul

Brincas em exposição no Convento dos Remédios

O Convento dos Remédios recebe, entre 20 de fevereiro e 30 de junho, a exposição Brincas de Carnaval de Évora – uma manifestação do património cultural imaterial do concelho de Évora.

Autor :CM Évora

20 Fevereiro 2020

Com co-organização da Câmara Municipal e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, esta exposição tem inauguração marcada para hoje, dia 20 pelas 18 horas, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 9h30 - 12h30 e 14h00 - 17h30.

As Brincas de Évora, uma forma de teatro comunitário que acontece durante o Carnaval, são criadas ou recriadas por grupos informais que se organizam anualmente para a construção e execução de uma dramatização popular durante a época carnavalesca. Os grupos escolhem e ensaiam textos escritos em décimas, misturam tragédias e dramas, e são uma manifestação muito rica e complexa da Cultura Popular.


As Brincas Carnavalescas são uma antiga tradição performativa da região de Évora, sendo que atualmente estão em atividade dois grupos de brincas de adultos, as Brincas de Carnaval dos Canaviais e as Brincas de Carnaval do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, e um grupo de brincas infantil, Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.