capital humano
Diario do Sul

Animais, Star Wars e Frozen

Os disfarces favoritos dos portugueses para este Carnaval

Com uma média de gastos de 35€ por pessoa, Portugal é um dos principais mercados europeus de venda de disfarces na altura de Carnaval. Os fatos clássicos, como os de animais ou Piratas, competem este ano com os de Star Wars e marcas registadas de super-heróis e outras personagens que ficaram populares através de séries de televisão. Principalmente no sector infantil. A Funidelia, e-commerce espanhol, distribuidora de mais de 40.000 referências de disfarces, avança as tendências para este carnaval e anali

Autor :Javier Ferraz Rives / FUNIDELIA

21 Fevereiro 2020 | Publicado : 13:24 (21/02/2020) | Actualizado: 13:27 (21/02/2020)

Personagens de cinema e séries televisas que ultrapassam os clássicos

Os fatos de animais, opção perfeita para um disfarce no mês frio de fevereiro, ocupam o primeiro lugar. Quanto a marcas registadas, apesar de no ano passado a temática mais popular ter sido La Casa de Papel, este ano Star Wars é marca registada mais procurada, com um público onde estão incluídas todas as gerações e géneros. Normalmente muito populares, os disfarces de Star Wars voltam ao primeiro lugar depois da estreia do Episódio IX em dezembro de 2019. Se observarmos as posições seguintes podemos ver como as crianças também têm um papel importante na classificação das vendas. Frozen, após a estreia de um novo filme em dezembro volta a estar presente, após alguns anos de ausência, entre os produtos mais vendidos a nível geral, retirando até Ladybug do primeiro lugar entre os disfarces infantis. Harry Potter e Ladybug completam o Top 5 da temática de disfarces mais procurados este ano.

As temáticas favoritas dos adultos para o Carnaval são Animais, Star Wars e Piratas. Mas se nos focarmos nos gostos específicos de homens e mulher vemos diferenças óbvias.

Entre as mulheres portuguesas há mais tendência para se disfarçarem de temáticas mais gerais do que as das marcas registadas em concreto. Os vestidos de Charleston e as boás de penas são o que as portuguesas mais gostam. Para além dos fatos de animais ou steampunk, as personagens de Alice no País das Maravilhas como o Chapeleiro Louco ou a Rainha de Copas são alguns dos disfarces de filmes que elas mais vão usar no próximo Carnaval.

Para homens, super-heróis ou vilões, os disfarces de Star Wars são a marca registada que mais atrai o público adulto masculino. Os disfarces de personagens clássicas como Darth Vader ou Luke Skywaler têm muito saída. Também Batman estará entre os mais vendidos sendo que o homem morcego é um dos favoritos dentro desta temática.

Os pequenos têm gostos muito variados. Os mais velhos preferem vestir-se das suas personagens favoritas: Star Wars, Elsa e Anna Frozen, Flash e Capitão América são algumas das marcas registadas que o público infantil mais gosta em Portugal. Como já é habitual no sector, o segmento infantil é particularmente influenciado pelas séries atuais, assim o explica Carlos Larraz, CEO da Funidelia: “As crianças são tremendamente fiéis aos seus desenhos animados favoritos. Temos de estar muito atentos a este tipo de tendências e seguimos canais infantis e os vídeos mais vistos no Youtube quando temos de prever quais os disfarces que vão ter maior procura pelos pequenos.”

Para os meninos, Star Wars, Flash e Capitão América são as marcas registadas mais vendidas atualmente.

Para meninas, Ladybug continua no pódio após vários anos na primeira posição, ocupando este ano o terceiro lugar. Frozen, como já dissemos, este ano entra em grande, diretamente para o primeiro lugar graças à estreia do novo filme há algumas semanas.

Disparidades por Região

Sem sombra de dúvidas, o Carnaval de Torres Vedras ou o do Funchal na Madeira, são os mais conhecidos do nosso país tanto a nível nacional como internacional. Mas existem muitas outras localidades que festejam intensamente o Carnaval como Lisboa, Porto ou Vila Nova de Gaia.

Apesar do gasto médico para disfarces de Carnaval rondar os 35€, verificamos que este valor varia mediante a região. Onde se gasta mais é em Faro, onde investem em média 45€ nos disfarces, e onde se gasta menos é em Beja (cerca de 25€).

Sobre a Funidelia

A Funidelia é um e-commerce espanhol especializado em disfarces, decorações para festas e merchandising. Criado em 2011, é atualmente líder do setor em Espanha e uma referência a nível mundial, com presença comercial em mais 90 países e em 15 idiomas. A empresa espanhola tem registado um forte crescimento desde a sua fundação e prevê faturar cerca de 30 milhões de euros no atual exercício fiscal.

A Funidelia opera em Portugal há 6 anos, sendo um dos seus mercados europeus mais importantes em termos de factoração. Para dar o melhor serviço possível ao mercado português, a Funidelia trabalha com transportadoras experientes em Portugal como o CTT Expresso. Como tal, integra também nos seus métodos de pagamento as opções preferidas em Portugal como Paypal, cartão de crédito ou Multibanco.

Com mais de 80% da sua faturação realizada fora de Espanha, a Funidelia desenvolve as suas operações através de centros logísticos em Espanha, França, Alemanha e Suécia. Foi premiada nos últimos anos, entre outros galardões, com o Prémio de Melhor Pyme de Espanha 2018 (Prémio concedido pelas Câmaras do Comércio de Espanha e Banco Santander), Prémio de Exportação através de E-commerce 2017 (Prémios DHL Atlas pela Exportação) e está incluída há três anos consecutivos - 2016, 2017, 2018 no ranking de empresas europeias com maior crescimento, elaborado anualmente pela Finantial Times (FT1000: Finantial Times Europe’s fastest-growing companies).

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.