capital humano
Diario do Sul

Para compostagem

Évora inicia recolha seletiva de resíduos orgânicos para compostagem

A Unidade de Higiene e Limpeza Pública da Câmara Municipal de Évora colocou em funcionamento um novo sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos destinados à compostagem e posterior aproveitamento na agricultura.

Fonte: CM Évora

06 Março 2020

Para esta nova função foi adquirida uma viatura dotada dos mais modernos sistemas de segurança e com capacidades adaptadas à recolha seletiva de resíduos orgânicos, as vulgares sobras de alimentos. O circuito de recolha foi preparado para funcionar diariamente, em colaboração com um leque de grandes produtores, dos quais se destacam: os hospitais, alguns dos grandes restaurantes, Messe de Oficiais, Universidade e cantinas escolares.

Os resíduos são recolhidos e encaminhados para a Gesamb, onde se processa a triagem e o tratamento por compostagem. O produto final é um composto orgânico que será utilizado como fertilizante agrícola.

A entrada em funcionamento do novo circuito de recolha seletiva de orgânicos traduz-se ainda no aumento da capacidade de resposta do Município às crescentes necessidades na área da higiene, limpeza pública e recolha de resíduos urbanos. No seguimento da recente contratação de 20 novos trabalhadores para reforço dos quadros operacionais, foi agora possível o reforço também dos meios técnicos e mecânicos.

A redução do volume de resíduos depositados em aterro, conseguida através do aumento gradual da reutilização e da reciclagem, tem sido uma das prioridades mais importantes do Município de Évora no quadro das medidas de proteção ambiental que têm vindo a ser implementadas. Neste âmbito recorde-se que o tema geral das Grandes Opções do Plano para 2020 é "Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável", o que na prática pretende sublinhar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município nesta área, onde se destacam os projetos em curso relacionados com a defesa da gestão da água, revitalização dos espaços verdes, e com a eficiência energética. Informe-se sobre a estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas acedendo a: http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Habitar/ambiente/Paginas/Projeto-ClimAdaPT-Local.aspx

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.