capital humano
Diario do Sul

União Europeia

Eurodeputados prontos para adotar todas as medidas necessárias para fazer face à emergência do coronavírus

Eurodeputados prontos para adotar todas as medidas necessárias para fazer face à emergência do coronavírus

Autor :Isabel Teixeira NADKARNI

Fonte: Parlamento Europeu

16 Março 2020

A pandemia do coronavírus (COVID-19) é um desafio excecional e global e coloca os nossos sistemas de saúde e as empresas sob pressão. Neste momento difícil, acreditamos que a Europa precisa de agir em conjunto e mostrar solidariedade", disseram os eurodeputados da comissão parlamentar dos Orçamentos.

"Saudamos o anúncio da Comissão Europeia de sexta-feira, 13 de março, sobre a mobilização de recursos disponíveis no âmbito da política de coesão para potenciar ainda mais o financiamento dos nossos sistemas de saúde, das PME e dos mercados de trabalho afetados. No entanto, estas medidas são insuficientes, uma vez que apenas propõem que sejam reutilizados fundos que já estão disponíveis aos Estados-Membros para um fim diferente”, afirmaram.

Os eurodeputados defendem que, “nesta situação, os Estados-Membros devem estar preparados para disponibilizar também novos meios financeiros para enfrentar esta crise e ajudar a mitigar os impactos negativos da pandemia do COVID-19”. Por isso, “para além das medidas anunciadas em 13 de março, a comissão parlamentar dos Orçamentos insta a Comissão Europeia a propor a mobilização de novas dotações, que estão disponíveis no orçamento de 2020 através de margens e instrumentos de flexibilidade".

“Os impactos na nossa economia são agora tangíveis. A comissão parlamentar dos Orçamentos está pronta para avançar rapidamente com todas as iniciativas orçamentais destinadas a atenuar os impactos negativos nos nossos sistemas de saúde, na nossa economia e nos cidadãos da UE", acrescentaram os parlamentares europeus.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.