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Diario do Sul

A opinião de Fátima Pinto, Médica de Medicina Interna do Hospital da Horta

Agua, esse bem precioso!

A água faz parte de nós, e está presente em tudo o que é importante e que nos rodeia. Cerca de 70% do nosso planeta é água, e é seguramente para muitos de nós, um prazer para os nossos sentidos vê-la nos mares, nos rios e nos glaciares, ou senti-la na pele nos banhos de Verão, deliciando muitos dos utilizadores das nossas praias ou dos nossos rios. Mesmo quando vemos e ouvimos a chuva a cair, sabendo que nos pode impedir de concretizar os planos para uma qualquer atividade ao ar livre programada, sabemos q

Autor :Fátima Pinto, Médica de Medicina Interna do Hospital da Horta

Fonte: Miligrama

20 Março 2020

Sabemos também que cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, e mesmo sabendo que esta percentagem pode mudar ao longo da nossa vida, é sempre um constituinte fundamental do corpo humano.

Na quantidade certa, a água é indispensável para um bom equilíbrio do nosso corpo, e é fundamental para a nossa sobrevivência. De um modo geral, todos os tecidos ou órgãos do corpo humano precisam de água. Desde o aspeto cosmético de uma pele fresca e macia, ao funcionamento saudável dos nossos rins, a água que é ingerida regularmente por todos nós, contribui para que o nosso organismo seja e permaneça saudável, levando assim a uma vida longa e sem preocupações de saúde.  Um desequilíbrio na quantidade corporal de água, no sentido da escassez, pode ser a causa de um quadro de desidratação, que nos extremos da vida, ou seja, nas crianças e nos idosos, pode levar ao aparecimento de complicações graves na saúde, e assim conduzir a hospitalizações delicadas e exigentes.

 

E qual é a quantidade de água que devemos beber diariamente? Esta quantidade não é igual para todas as pessoas, já que depende de muitos fatores. O calor e o frio, a doença e a saúde, obrigam a definir a quantidade ideal. Assim, e por exemplo, um dia de calor obriga a uma maior ingestão de água, tal como um estado febril ou um episódio de diarreia. Nas pessoas saudáveis, as restrições da ingesta são mínimas, dentro de alguns limites, sugerindo-se habitualmente entre 20 a 30 centilitros por Kilo de peso, por dia. No entanto, em doentes com uma sobrecarga hídrica, poderá haver restrições na quantidade diária.  À medida que a idade avança, aquilo que nos faz beber água, a sede, pode desaparecer.  Por isso, não devemos esperar para estarmos sedentos, para bebermos a água que nos devemos obrigar a beber diariamente. Há que criar o hábito saudável de ir bebendo ao longo do dia, aquela quantidade que admitimos ser a certa para o nosso peso, altura e condição de saúde.

 

A água pode ser introduzida na nossa alimentação, não só na forma livre que todos conhecemos, mas também misturada ou “escondida” em alguns alimentos. Há que saber qual a melhor forma de a fazer ingerir, sobretudo quando por motivos de saúde a facilidade em ingeri-la está dificultada.

 

Mas como bem precioso que é, há que preservar a água, e mantê-la presente e bem limpa no nosso ecossistema terrestre. Por isso, e para isso, há que cuidar da Natureza e evitar todas as agressões que diariamente fazemos em grandes ou pequenos gestos do quotidiano, e assim evitar tudo o que de algum modo poderá contribuir para que os nossos belos e fantásticos leitos dos rios, atualmente e ainda, cheios de água, se transformem em ressequidos  pedaços de terra, a deixar saudades dos tempos em que os nossos sentidos se consolavam a apreciá-los.

 

Vai um copo de água?

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