Diario do Sul

CIMAC entregou ventiladores ao Hospital de Évora

Os Municípios do Distrito de Évora entregaram já os primeiros três ventiladores - de um conjunto de seis - ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), para ajudar a enfrentar a situação epidemiológica de COVID-19.

Fonte: CM Évora

07 Abril 2020

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), através do apoio dos seus 14 municípios e de
algumas empresas, reuniu uma verba de mais de 150 mil euros destinada à aquisição de 6 a 9 ventiladores. Este tipo de equipamento vital visa reforçar a resposta à pandemia pelo Hospital do Espírito Santo (HESE).

A entrega dos primeiros 3 ventiladores ao HESE foi feita no dia 3 de março pela Mesa do Conselho Intermunicipal (CI) da CIMAC – em representação das 14 Câmaras Municipais –, que integra o presidente do CI da CIMAC, José Calixto, e os vice-presidentes Carlos Pinto de Sá e António Recto.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, afirmou que “esta iniciativa da CIMAC visa ajudar a minorar uma carência do HESE mas que não substitui o indispensável reforço de equipamentos, materiais e outras necessidades deste hospital, cuja tutela é da responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo. Carlos Pinto de Sá anunciou que cada Município disponibilizou uma verba entre 10 e 20 mil euros para a compra dos ventiladores, afirmando ainda que mantém a esperança de que não venham a ser necessários para a COVID-19, pois isso significaria que a pandemia estava a ser debelada. O autarca, que também preside à Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC), salientou o trabalho empenhado das mais de 40 instituições que, nesta fase e para melhor responder à pandemia, estão a participar e a articular as suas intervenções na CDPC, de forma a garantir maior eficácia no combate ao vírus no distrito de Évora.

Os representantes da CIMAC foram recebidos pelo Conselho de Administração e outros responsáveis de saúde do HESE, tendo sido abordadas várias situações e medidas de combate à pandemia, salientando-se que “o COVID-19 se combate e se vence, em primeiro lugar, pela prevenção e por comportamentos pessoais e colectivos adequados e, só depois, no Hospital”.

Já o presidente do CI da CIMAC, José Calixto, explicou que a entrega dos ventiladores “resulta de um esforço coletivo, genuíno e imediato dos 14 municípios.”

Sobre a evolução da pandemia, o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, considerou “muito positivo não haver, até ao momento, uma situação de contágio comunitário no Concelho de Évora e no Alentejo” mas alertou: “é necessário continuar a aplicar, com serenidade mas com firmeza, os cuidados aconselhados pela Direcção-Geral de Saúde e por outras entidades responsáveis, nomeadamente, sair à rua apenas quando necessário, manter a distância recomendada e garantir, com o nosso comportamento, que o vírus não alastra.

Com a colaboração responsável de todos, podemos e vamos vencer este flagelo”.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.