Diario do Sul

COVID-19

Eurodeputados discutem tentativas de desinformação sobre a pandemia

Os eurodeputados e o alto representante e vice-presidente Josep Borrell vão discutir o mais recente relatório do Serviço Europeu para a Ação Externa sobre desinformação no COVID-19, nesta quinta-feira

Fonte: Parlamento Europeu

30 Abril 2020

O objetivo do último relatório, publicado pelo Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) em 24 de abril, é fornecer uma visão geral das tendências atuais e insights sobre atividades de desinformação relacionadas à pandemia de COVID-19 em todo o mundo. O Sr. Borrell responderá a perguntas dos membros da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Europeu (AFET) sobre o relatório e sua publicação.

“Congratulo-me com o fato de o HR / VP Josep Borrell concordar em discutir pessoalmente com os membros do Comitê de Relações Exteriores e aguardar uma interessante troca de pontos de vista”, diz David McAllister, Presidente da AFET (EPP, DE).

Desinformação, propaganda e outras atividades relacionadas com o COVID-19

O relatório observa uma proliferação de informações erradas, incidentes de desinformação e outras formas de manipulação e distorções relacionadas à pandemia do COVID-19. Apesar de seu potencial impacto grave na saúde pública, fontes oficiais e apoiadas pelo Estado de vários governos continuaram a focar amplamente em narrativas de conspiração e desinformação, tanto nas audiências públicas na UE como na vizinhança em geral, de acordo com o texto.

Última resolução do Parlamento

Numa resolução adotada pelo Parlamento Europeu em 17 de abril, os eurodeputados também enfatizaram que a desinformação sobre o COVID-19 é um grande problema de saúde pública. A UE deve, por conseguinte, criar uma fonte de informação europeia para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a informações precisas e verificadas. Os eurodeputados também pediram às empresas de mídia social que tomem proativamente as medidas necessárias para interromper a desinformação e o discurso de ódio relacionados ao coronavírus.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.