Diario do Sul
COMPETE 2020

"Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável"

Cerca de 10 000 visitantes na “Grande Prova Mediterrânica de Azeites e Vinhos do Alentejo em Lisboa”

Cerca de 10 000 pessoas estiveram presentes na sétima edição da “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”, que decorreu nos dias 16 e 17 de outubro no CCB, e que incluiu mais de 40 azeites e 400 vinhos do Alentejo, provenientes de um total de 98 produtores.

21 Outubro 2015

Por detrás da organização, estiveram novamente a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Casa do Azeite. O seu principal objetivo consistiu em estreitar as relações entre os produtores, consumidores e os demais agentes da produção vinícola e de azeites de origem alentejana.

“Ficámos muito satisfeitos com a edição deste ano. O sucesso deste evento tem crescido indubitavelmente ao longo dos anos, não só porque contamos já com a presença regular de um certo número de amantes de vinhos, como notamos uma adesão crescente por parte dos novos consumidores – sobretudo provenientes de camadas mais jovens”, explica Dora Simões, Presidente da CVRA.

“Novamente com a presença de elementos gastronómicos, voltámos a sentir que o tema mediterrânico ficou ainda mais completo. A complementação destas componentes contribuíram para a experiência que estamos a tentar criar para os visitantes, baseada nos tons e sabores do Alentejo”, conclui a porta-voz.

As provas comentadas e as conversas sobre o vinho tiveram, mais uma vez, a lotação máxima, demonstrando o crescente interesse dos visitantes por este tipo de temas. Outro elemento de destaque foram os concertos, no primeiro dia o grupo “O Alentejo Cantado” e no segundo dia Os Azeitonas, e que fecharam o evento com muita animação.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.