Diario do Sul
Twitter rectangular

Município vai registar produto e espera número de visitantes recorde

QUATRO TONELADAS DE EMPADAS DE ARRAIOLOS® NA 16ª MOSTRA GASTRONÓMICA

A Empada de Arraiolos estás em vias de ser um produto de marca registada oriundo do concelho de Arraiolos, esperando o municipio a degustação de cerca de quatro toneladas de empadas durante a 16ª Mostra Gastronómica, que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada de Arraiolos, entre os dias 30 de Outubro e 8 de Novembro, no Pavilhão Multiusos local.

30 Outubro 2015 | Publicado : 15:23 (22/10/2015) | Actualizado: 12:08 (30/10/2015)

Para a edição deste ano são esperados 20 mil visitantes e a venda de mais de quatro toneladas de empadas, produto eleito desta semana gastronómica, que não só marca o festival pelo seu sabor único, como também pelos números da quantidade de ingredientes que são precisos para a sua produção para este evento.

Ora veja: para a produção das mais de 40 mil empadas que se esperam que venham a ser consumidas, são precisos cerca de 3.000 kg de galinha, 5.400 cebolas médias e ainda 2.500 chouriços de carne só para o recheio. Para a massa estima-se que se usem 2.700 kg de farinha de trigo e mais de 5.000 ovos. Isto fora todos os outros temperos que dão o sabor único à empada de Arraiolos, como é o caso da manjerona.

Para mostrar aos 20 mil visitantes esperados o que a gastronomia em Arraiolos tem de melhor, a organização do evento tem em mãos a produção de 4 mil empadas por dia.

Mas não só de empada vive este festival. Durante os 10 dias do evento, a Câmara Municipal quer dar a conhecer a restauração local, comércio de tapetes e tapeteiras, empresas vínicas e exposições do legado de gerações.

Logo que ocorra a aprovação definitiva do Regulamento, os estabelecimentos com sede física neste concelho no Alentejo, poderão fazer a Empada de Arraiolos ®, tornando-a ainda mais única, já que quem queira provar esta iguaria, o mais provável é que tenha que ir a Arraiolos.

A empada é um dos expoentes máximos da gastronomia deste município e com o registo da Empada de Arraiolos ®, a autarquia, aproveitando-se das potencialidades do concelho, aumenta a projecção do mesmo a nível nacional e internacional, esperando atrair mais investimento empresarial e reforçar o turismo.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.