Diario do Sul
Twitter rectangular

Ciclo de Conferências - Da Mobilidade à Acessibilidade

Co-Decisão e Sistemas Partilhados debatido em Évora

23 Novembro 2015

Carlos Pinto de Sá, Presidente do Município, é um dos participantes na conferência que terá lugar esta terça-feira, 24 de novembro, no Palácio de D. Manuel, integrada no Ciclo de Reflexão Estratégica “Da mobilidade à acessibilidade nas cidades portuguesas em 2030”.

Organizada pela Associação ITS- Portugal em colaboração com a Câmara Municipal de Évora,esta conferência centra-se sobre a “Co-Decisão e Sistemas Partilhados”.

O temaserá debatido ao longo de todo o dia estando prevista, entre outras, uma intervenção de Carlos Pinto de Sá sobre a sua visão para a cidade em 2030.

A Associação ITS Portugal foi criada para promover os Sistemas e Serviços de Transportes Inteligentes, iniciando com este evento um ciclo de conferências que se prolongará por 2016.

Para Francisco Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa, a”regeneração dos sistemas de mobilidade tem vindo a observar-se um pouco por todo o mundo, com elevado nível de inovação e evidenciando uma tónica comum de soluções partilhadas, quer em regime espontâneo quer um regime planeado”.

Segundo este especialista, “esta tendência declina uma mudança de paradigma nas nossas sociedades com menor ênfase na propriedade e maior ênfase na utilidade. As consequências são ainda pouco previsíveis, sendo certo porém que esta tendência de mudança encontrou também a sua génese na evidente inviabilidade futura de alguns dos atuais sistemas de suporte da nossa sociedade”.

Quais as implicações económicas e sociais? E quais os novos papeis da mobilidade urbana neste contexto? Serão, pois, as perguntas que esta conferência tentará responder, ao longo de todo o dia.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.