merida enamora 2
Diario do Sul
diario jornal

Economia

14 municípios alentejanos aliam-se à EPAL para reduzir os custos da factura da água

A CIMAC e a EPAL assinam na próxima terça-feira um protocolo de cooperação institucional para reduzir as perdas de água através do sistema WONE® em 14 municípios do Alentejo

10 Dezembro 2015

Na próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, às 16 horas, a EPAL – Empresa Portuguesa de Águas Livres, S.A., e a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, assinam um acordo de cooperação institucional no domínio do controlo das perdas de água e da monitorização e gestão de redes de abastecimento, nas instalações da CIMAC. Este protocolo visa implementar o sistema WONE® - Water Optimization for Network Efficiency, da EPAL, nos 14 municípios abrangidos pela CIMAC: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Este projeto, levado a cabo pela EPAL e pela CIMAC, o maior de sempre do WONE® a nível nacional, pretende ser um exemplo modelo para todo o país e tem como finalidade ajudar os municípios a diminuir as perdas de água as suas redes de distribuição, reduzindo assim a fatura da água adquirida pelos municípios.

Em Portugal, as perdas de água nos sistemas de abastecimento representam volumes na ordem dos 240 milhões de m3 por ano, significando que cerca de 40% da água que entra nos sistemas é ‘perdida’. O sistema WONE® desenvolvido pela EPAL é um eficaz programa de monitorização vocacionado para a otimização do combate às perdas de água. Este sistema permitiu que a EPAL conseguisse reduzir as perdas da rede de distribuição de Lisboa para apenas 8%, posicionando Lisboa entre as capitais mais eficientes do mundo ao nível de perdas de água.

O protocolo a ser assinado por ambas as entidades tem como objetivo aumentar a eficiência das redes de abastecimento de água dos municípios da CIMAC através do sistema WONE® da EPAL. O acordo entre as partes contempla também um módulo de formação, facultado pela EPAL, que potenciará a normalização e otimização de procedimentos, com inerentes ganhos de eficiência.

O WONE® é um sistema de monitorização e controlo destinado a entidades gestoras de água, vocacionado para uma estratégia focada na eficiência, na redução de perdas e na otimização do sistema de abastecimento, com resultados muito relevantes em termos económicos, sociais e ambientais.

A implementação do WONE®, numa lógica de controlo ativo de fugas, permitiu reduzir os níveis de água não faturada na Rede de Distribuição de Lisboa de 24%, em 2005, para 8%, em 2014, posicionando a EPAL no grupo de elite das entidades gestoras mais eficientes a nível mundial.

Recorde-se que a EPAL venceu o Project Innovation Awards para a região da Europa e Ásia Ocidental, o prémio Gestão e Operações com o sistema WONE®, atribuído pela IWA – The International Water Association em 2014.

Em 2013 a EPAL venceu também o Green Project Awards, o Wex Global Awards for Innovation, o Prémio da APDA, Tubo de Ouro, para a redução de perdas de água e ainda uma Menção Honrosa atribuída pela European Business Awards for the Environment.

Esta é assim mais uma prova da qualidade contínua da EPAL que, nos últimos anos, se afirmou como uma das empresas mais inovadoras da indústria da água a nível mundial, mostrando o que de melhor se faz em termos de Gestão de Recursos, Eficiência e Economia Verde em prol do Ambiente.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.