Diario do Sul
PORTUGAL 2020 SET

8 sommeliers brasileiros visitam o Alentejo

“Batalha” dos Sommeliers brasileiros pelos Vinhos do Alentejo

• Na 3ª edição do Concurso, 8 finalistas visitam o Alentejo • Vencedor será anunciado dia 22 de Janeiro em Lisboa • Exportações para o Brasil aumentam 30% nos últimos 4 anos

18 Janeiro 2016

A propósito da 3ª edição do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, destinado a aproximar o mercado brasileiro da produção dos Vinhos do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) recebe esta semana os 8 finalistas apurados na 1ª fase naquele país.

Os 8 finalistas chegaram hoje a Portugal, onde o objetivo é passarem toda a semana em contacto com alguns produtores do Alentejo. Para além desta experiência íntima de conhecimento da identidade vitivinícola alentejana, a CVRA assegura que esta “será uma ocasião que não irá negligenciar a experiência da paisagem natural, da gastronomia e a história da região alentejana”. O programa da visita irá contar com diversas provas práticas, cuja finalidade será eleger “O Melhor Sommelier dos Vinhos do Alentejo no Brasil 2015”. O vencedor será selecionado através de uma prova final, já na sexta-feira, dia 22 de janeiro, no Hotel Sana Lisboa. O júri desta última etapa será composto pelo jornalista de vinhos Rui Falcão, pelo crítico gastronómico Duarte Calvão e pelo presidente da direção da CVR Alentejana Francisco Mateus.

A 1ª etapa desta 3ª edição do Concurso, que envolveu 50 sommeliers das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Campinas, Recife e São Paulo, foi realizada em Setembro de 2015, no Brasil, através de um workshop dirigido pelo jornalista e crítico de vinhos português Rui Falcão. Neste workshop, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu historial, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas caraterísticas singulares e terminaram com um exame escrito. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 8 finalistas que chegam agora a Portugal para conhecer de perto a realidade e as especificidades dos vinhos do Alentejo, e terminarão com a concretização de uma prova final na qual se apurará o “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2016”.

De 2012 para 2015, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil passaram de 2,3 para 3 milhões de litros, o que significou um aumento de 30%. Esta iniciativa entre o Alentejo e o Brasil, promovida pela primeira vez pela CVRA, em 2014, e que apresenta agora a sua 3ª edição, tem um cariz anual com o objetivo de aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira.

Lista de sommeliers finalistas:

• Belo Horizonte
 Marco Aurélio S.L. Nascimento
 Denis Marconi de Oliveira

• Campinas
 Claudio Moreira Alves
 Alan Rocha Fernandes de Souza

• Recife
 Valdemir ventura da silva
 Fillipy Rodrigues Teixeira

• São Paulo
 Luciano Bressan
 Marcelo Batista

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.