Diario do Sul
diario jornal

"ENTRETANTO"

Aluna da Universidade de Évora apresenta site para divulgar projetos culturais

ENTRETANTO é um projeto cultural criado por uma aluna da Universidade de Évora e que foi apresentado na passada sexta-feira, no Colégio dos Leões.

Autor :Marina Pardal

Fonte: Redacção D.S.

28 Janeiro 2016

Natural de Setúbal, Ana Rita Silva vive em Évora desde o 9.º ano de escolaridade e é na academia desta cidade alentejana que está a terminar o curso de Artes Visuais - Multimédia.

O objetivo do projeto é que as pessoas possam ter um acesso facilitado à informação sobre diferentes atividades culturais que decorrem, mas também mostrar o trabalho de artistas de várias áreas.

O site (Entretanto.org) está assim dividido em três setores, Cultura, Colunas e Galeria.

De acordo com Ana Rita Silva, “o projeto surgiu de uma necessidade que identifiquei, a de ser importante existir um site onde se encontre aquilo que acontece a nível cultural”.

Nesse sentido, “comecei a trabalhar num site que seria um centro de informação cultural, começando pelo Alentejo, mas com o objetivo de expandir para o resto do país”, explicou a jovem estudante.

Acrescentou ainda que “depois achei que ser apenas um centro de informação cultural era pouco, por isso avancei com a possibilidade de ajudar outros artistas, tendo criado a Galeria online”.

Em relação a este setor do site, realçou que “consiste numa base de dados para artistas que nos mandam o currículo, o portfolio e um trabalho mais desenvolvido, sendo que essa informação vai para aprovação da administração do site e só depois é que poderá ser exposta”.

A jovem finalista disse ainda que “a Galeria é aberta a qualquer pessoa que queira participar, podendo incluir diferentes áreas, como música, teatro, artes visuais, design, literatura, entre outras”.

No que diz respeito às Colunas, Ana Rita Silva esclareceu que “conta com a colaboração de colunistas e ilustradores permanentes que abordam diferentes temáticas”, ressalvando que “qualquer pessoa pode propor-se a colaborar connosco”.

Apesar de já ser possível aceder ao ENTRETANTO, o site ainda não está a funcionar em pleno, pois estão a ser feitos alguns ajustes. Segundo a mesma aluna, “possivelmente no final do mês de fevereiro já estará tudo pronto”.

Para além disso, “queremos arranjar parceiros para ajudar a tornar mais direta a ligação dos artistas que expõem na Galeria com o mundo empreendedor”, sublinhou a estudante.

Exemplificou que “sempre que algo seja adicionado à galeria, será automaticamente enviado um e-mail aos nossos parceiros dessa área, para que estes possam conhecer os novos trabalhos adicionados”.

Referiu ainda que “pretendemos também, juntamente com os nossos parceiros, criar atividades destinadas à participação dos artistas da nossa galeria”.

O objetivo é que o ENTRETANTO tenha viabilidade em termos de futuro profissional para esta jovem que está a finalizar o curso, bem como para os outros envolvidos.

Ana Rita Silva revelou que “o objetivo é que esta ideia se desenvolva para um espaço físico, até para podermos criar eventos nesse espaço, o que também contribuirá para a sua sustentabilidade”.

Relativamente a este projeto e à sua mentora, há ainda a destacar que Ana Rita Silva foi a vencedora de uma bolsa da Fundação Joana Vasconcelos, que resultou de um protocolo estabelecido com a Universidade de Évora, entregue em setembro do ano passado.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.