acerca otoño 2
Diario do Sul
diario jornal

Iniciativa

Março é o mês da Igualdade, Cidadania e Solidariedade no Concelho de Viana do Alentejo

O mês de março é dedicado à igualdade, cidadania e solidariedade no Concelho de Viana do Alentejo. A iniciativa pretende envolver a sociedade em torno destes três princípios fundamentais.

02 Março 2016

O programa diversificado envolve a participação do Município de Viana do Alentejo, das Juntas de Freguesia e associações do concelho.

Já na sexta-feira, 4 de março, pelas 21h00, realiza-se no Salão da Junta de Freguesia de Aguiar, um encontro com a poetisa alentejana Arlinda Marques. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Aguiar e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo.

No sábado, dia 5, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo – RITÉTÉ, apresenta no Cineteatro Vianense, pelas 21h00, a peça “Um serão ao fresco”, com texto de Maria Ana Ameixa, interpretação de Rita Guerreiro e Teresa Jardinha e colaboração de Sara Matos. A peça procura conduzir o espetador até uma rua próxima onde duas vizinhas se encontram sentadas a conversar. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Alcáçovas irá oferecer uma lembrança às mulheres da freguesia a partir das 9h00. Em Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia exibe no Cineteatro Vianense, pelas 16h00, o filme “Casos da Vida”, seguido de um lanche.

Já no dia 12, sábado, a partir das 8h00, a Loja Social do Concelho de Viana do Alentejo vai participar no mercado da vila, onde vai proceder à recolha de alimentos não perecíveis que irão reverter a favor da Associação Terra Mãe, para posterior distribuição a famílias carenciadas.

Às 10h00, tem início no Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, uma Formação Geral em Voluntariado, organizada pelo Banco Local de Voluntariado do Concelho de Viana do Alentejo. A formação terá a duração de 7 horas e vai ser ministrada por Maria Elisa Borges, coordenadora técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Destina-se a todos os interessados na prática de ações de Voluntariado e pretende consciencializar a população para a importância do Voluntariado como fonte de aprendizagem e mudança. As inscrições devem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo. Para mais informações contactar o Banco Local de Voluntariado do Concelho de Viana do Alentejo pelo telefone 266 930 010 ou pelo correio eletrónico voluntariado@cm-vianadoalentejo.pt.

À noite, pelas 20h30, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Amigos Aguiarenses, promove no Salão de Festas de Aguiar, um jantar e baile.

O dia 19 de março será dedicado à poesia e ao teatro. A partir das 14h30, numa organização do Município de Viana do Alentejo, será apresentado no Cineteatro Vianense, o livro “O meu abrigo” de Natividade Coelho. Trata-se de um livro recheado de versos, sonetos e outros poemas que falam da vida, da cidade de Évora, do Alentejo e do mundo e que nos abre as portas para a imaginação e para uma viagem com regresso.

Ao final da tarde, cerca das 18h00, Filipe Chinita apresenta no salão da Junta de Freguesia de Aguiar o livro “Chão e Povo. Além do Tejo (seiva e sangue para sempre) ”. A iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Aguiar e da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo.

O mês da igualdade, Cidadania e Solidariedade termina com a apresentação no Cineteatro Vianense, pelas 21h00, da peça de teatro “Uma casa de gente muito safada”, pelo Grupo de Teatro da Secção Cultural “O Restolho”, da Associação Seara Nova. Trata-se de uma adaptação da peça “As Lálás” de Alfredo Cortez e conta com as interpretações de vários municípes do concelho. A peça retrata a história de uma família “aristocrata” e as suas aventuras para manter as aparências.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.