acerca otoño 2
Diario do Sul
Twitter rectangular

Tecnologia

A leitura evolui: os livros eletrónicos vs. os livros de papel

Com o desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, temos a sensação de que a leitura está a ficar um pouco no esquecimento.

11 Maio 2016 | Publicado : 14:36 (11/05/2016) | Actualizado: 10:10 (12/05/2016)

Mas isso não é verdade. Ainda há muitas pessoas que são ávidas leitoras e não conseguem imaginar uma viagem ou umas férias sem levar pelo menos um livro com eles, embora o modo da leitura tenha de fato mudado nos últimos anos.

O surgimento dos livros eletrónicos foi desprezado por muitas pessoas. Os maiores defensores dos livros em papel defendem que é impossível que um ecrã substitua o toque e o cheiro do papel enquanto submergimos nas histórias.

Mas os eReaders ou leitores de livros eletrónicos, estão a ganhar cada vez mais espaço no mundo de hoje em dia. Os seus benefícios estão fora de qualquer dúvida. Estes são muito práticos por solucionarem o problema da falta de espaço. Ao optar por um livro eletrónico as estantes deixam de acumular livros e passam a ocupar espaços nas memórias dos discos eletrónicos.

Outro problema importante que os eReaders solucionaram foi o peso. É possível armazenar centenas de livros, todos em uma embalagem leve e que cabe dentro do bolso de uma jaqueta. Os leitores já não se veem obrigados a levar vários livros pesados cada vez que saem das suas casas para ir ao trabalho ou ir de férias.

Também é muito interessante o tempo que são capazes de poupar. Já não é necessário ir até uma livraria para comprar o último livro do autor que está de moda, nem esperar que chegue o livro pedido pela internet em casa. Basta entrar na internet, pagar e baixar o livro escolhido para poder começar a ler.

Outro ponto a favor dos leitores eletrónicos é que poupamos muito mais dinheiro, já que os eBooks são muito mais baratos que os livros de papel. Desta maneira, com o tempo compensa a inversão inicial que se deve realizar para a aquisição dos eReader.

Uma vez acostumados com o livro eletrónico é muito mais fácil abandonar o livro em papel e reservá-lo apenas para as obras daqueles autores imprescindíveis de cada leitor. Algo assim como peças de colecionistas.

Além disso, para poupar ainda mais dinheiro, existe a alternativa de acudir as páginas webs de cupões de descontos, onde é muito mais fácil encontrar as melhores ofertas para adquirir tanto eBooks como leitores eletrónicos. Nestas webs é muito fácil encontrar descontos de lojas que contam com amplos catálogos de livros como Amazon ou FNAC.   

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.