Diario do Sul
Twitter rectangular

XIII Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo

Consolidada e para continuar

O pão alentejano e a doçaria conventual e tradicional foram pretexto para mais uma mostra gastronómica deste género que o Município de Montemor-o-Novo organiza há 13 anos no pavilhão de exposições da cidade e que decorreu de 6 a 9 de Maio.

Autor :Bruno Calado Silva

Fonte: Diário do Sul

12 Maio 2016

Este ano, a novidade foi a participação ativa da associação Terras Dentro, sediada em Alcaçovas, que tem provas dadas ao nível da divulgação e valorização de receitas de pão e da doçaria, e que resultou na presença de todas as padarias do concelho de Montemor-o-Novo.

A Terras Dentro organizou ainda uma exposição permanente sobre o pão e a doçaria de Montemor e “esse trabalho foi extremamente importante porque permitiu dar a conhecer aos montemorenses padarias e espaços de confeção que não conheciam, o que consideramos bastante positivo”, assegurou ao Diário do Sul a presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino.

Ainda segundo a autarca, as diversas oficinas de confeção pensadas para esta edição contribuíram para a divulgação não só das receitas tradicionais mas também de “novas formas de confecionar o pão alentejano”.

Durante o último fim-de-semana, estiveram presentes em Montemor-o-Novo, mais de duas dezenas de expositores que, para além de pão e doces, trouxeram ao parque de feiras local outros sabores e produtos regionais do Alentejo como azeite, enchidos, empadas e queijos, entre outros.

“Acho que foi uma feira muito animada, agradável e o balanço final e global é muito positivo. É
um evento que já está consolidado e a que pretendemos dar continuidade porque tem permitido dar a conhecer novas formas de aproveitar o pão e a doçaria. Portanto, sentimos que temos dado um contributo para a reinvenção da nossa gastronomia tradicional, o que é um objetivo extremamente importante para Montemor-o-Novo”, concluiu Hortênsia Menino.

A animação musical esteve a cargo do grupo o Bomkaigaita Trio, dos Tocadores do Comércio e do Grupo Coral de Beja.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.