acerca otoño 2
Diario do Sul
diario jornal

Água de Alqueva em Viana do Alentejo

Várias dezenas de agricultores do concelho participaram na sessão de esclarecimento e apresentação que a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) promoveu, em 19 de maio último, sobre o Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo Bloco de Rega, que vai beneficiar uma área de cerca de 4500 hectares, distribuídos pelos concelhos de Alvito, Évora e Viana.

Autor :Diário do Sul

Fonte: CM Viana do Alentejo

24 Maio 2016

Nesta sessão que contou com o apoio do Município de Viana do Alentejo, estiveram presentes, para além do presidente da Autarquia, Bengalinha Pinto, o presidente da EDIA, José Salema, a diretora da EDIA, Alexandra Carvalho, e os projetistas da COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, António Capelo e Sandra Carvalho.
De salientar que, em abril de 2015, foi lançado o concurso público para a elaboração do estudo de impacte ambiental do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo bloco de rega. O projeto compreende diversas infraestruturas, nomeadamente um sistema e conduta elevatória, um reservatório, uma rede adutora principal, uma rede de rega, uma rede viária e um sistema de automação e tele-gestão.
Há muito que este projeto era ambicionado pelos agricultores do concelho de Viana do Alentejo e pelo Município que, em conjunto, têm vindo a trabalhar no sentido de demonstrar interesse no projeto e de o tornar uma realidade.
Desde 2012, têm vindo a realizar-se algumas reuniões de trabalho e foi recolhida informação sobre todos os interessados e potenciais áreas a regar, enviada, posteriormente, à EDIA para desenvolver um esboço da área.
O Município de Viana do Alentejo considera que este é um projeto muito importante para o desenvolvimento do concelho e da região, em particular para a atividade agrícola, que em muito beneficiará com a disponibilidade da água de Alqueva, para o desenvolvimento de novos projetos e de atividades ligadas à agricultura.
Para além da apresentação e caracterização da solução base do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo Bloco de Rega, decorreu ainda a consulta pública do projeto, onde os agricultores puderam sugerir alterações.
Até ao final do mês de maio, a EDIA vai receber na sua sede, em Beja, os agricultores interessados no referido projeto.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.