Diario do Sul
Twitter rectangular

O cuidado e a manutenção de um motor

Avarias mais comuns e possíveis soluções para os dois principais tipos de motores.

29 Novembro 2016 | Publicado : 19:34 (29/11/2016) | Actualizado: 19:35 (29/11/2016)

O motor em um automóvel é, sem dúvida, o componente mais importante do mesmo. É por isto que, quando surge alguma avaria neste, esta costuma voltar-se muito complicada (e custosa) de reparar, acabando quase no cem por cento dos casos esta reparação em uma substituição completa da peça, pelo que se sofreu algum problema destes, melhor que este seja leve ou começa a preparar a bilheteira, já que as reposições de motores são peças difíceis de encontrar e, sobretudo, de pagar, pelo seu alto preço.

É pela diversidade de modelos e marcas de carros que cada vez os mecanismos em que se baseiam os motores pertencentes a estes veículos são mais complexos porque se tentam adequar aos luxos e às altas prestaçõ es que intentam oferecer os carros de alta gama. Este é o primeiro erro, e também o primeiro passo em face de uma possível avaria no mesmo: quanto mais simples seja a sua estrutura que por dentro quer por fora, melhor será o seu funcionamento e rendimento.

Evitar as avarias mais comuns em motores diesel

Durante muito tempo tem existido a falsa crença de que os motores eram praticamente irrompíveis : os melhores do mercado. No entanto, se viu claramente como não foi mais que uma ilusão, e que como quase tudo: se não é cuidado, ou se faz uma utilização inadequada dos mesmos, estes acabarão por falhar eventualmente para, posteriormente, acabar por quebrar e deixar de funcionar por siempre.

E é que, sem nenhuma dúvida, um dos principais motivos pelos quais os motores de carros Diesel acabam por quebrar é a má condução do seu dono. Esta condução daninha e prejudicial para o motor pode refletir-se em algumas peças que compõem a sua engrenagem, como por exemplo:

1. O turbocompressor
2. O caudalímetro
3. Filtro antipartícula
4. A válvula de recirculação de gases de escape (EGR)

Se alguns destes componentes estão estragados ou sofrem sintomas severos de desgaste, é que a condução realizada pelo dono não foi a adequada e influenciou no motor do seu carro.

Evitar as avarias mais comuns em motores de gasolina

Os motores deste tipo não forçam tanto a mecânica do resto do veículo. No entanto, tem a fama de ser muito mais fracos que os seus competidores (os motores de turbodiesel ). Isto, evidentemente, não tem de ser definitivo, e em muitas ocasiões e comparativas. Um motor de gasolina pode acabar superando ao seu homólogo diesel. Contud o,acausaderoturapodeserdevidapelo movimentodospistões,eéquese realizas grandes viagens e percursos com este (e, sobretudo, a grande velocidade) podes desgastar o motor por completo, rompendo-o.

Em ambos casos, o melhor que podes fazer é pedir orçamento à loja de reposição on-line Autingo.com.pt e que estes te aconselhem sobre qual é a melhor reposição possível para o carro, segundo o modelo, anos, motor atual, etcétera. Podes fazê-lo mediante a própria página web introduzindo os dados do carro, ou bem, chamando-lhes e consultando diretamente. 




Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.