Diario do Sul
Twitter rectangular

Turismo, Negócios e Talento

Évora é a grande referência do Alentejo e a nona marca turística de Portugal

Évora mantém-se como a grande referência regional entre os três distritos alentejanos e o Ribatejo, segundo avança a edição de 2015 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. Este documento, que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver), revela ainda que, à escala nacional, a cidade eborense atinge a nona posição no que con

04 Junho 2015

“A marca é o principal ativo de que cada município dispõe”, explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal, justificando que “como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três dimensões, conseguimos aferir, de forma tangível, esse potencial», diz o mesmo responsável, acreditando que com esta análise vai haver “a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente”, diz Filipe Roquette.

Fatores diferenciadores como a prestação online foram determinantes para este domínio, de acordo com o documento, sendo que atrás de Évora surgem Beja e Santarém, fazendo com que Sines perca o protagonismo alcançado na primeira edição da Bloom Consulting, caindo para o quarto posto regional.

Enquanto Beja se destaca nas cifras de turismo, Santarém chama a si talento e qualidade de vida, ao mesmo tempo que Grândola, Portalegre e Estremoz também deram um salto na pauta classificativa integrando os “dez mais”.

Estremoz traduz mesmo uma estreia nas posições de topo, sendo que Rio Maior, com um crescimento empresarial de 28,6%, Azambuja, Castro Verde e Nisa foram os municípios regionais que lugares treparam no ranking. Ainda assim, a prestação em áreas como Digital Demand - D2© e Redes Sociais estar bastante abaixo dos municípios que ocupam os lugares cimeiros da região.

No documento, a que o “Diário do Sul” teve acesso, é ainda dado destaque nas subidas à melhoria significativa na dimensão Negócios, com Beja e Santarém a subirem uma posição cada, enquanto Rio Maior também está entre os que mais evoluíram galgando cinco posições.

Nas descidas, os sublinhados vão, inevitavelmente, para Sines, desde logo, por ser o concelho que saiu do pódio regional, ao passo que também Elvas (Negócios) e Benavente (Visitar) baixaram duas e uma posição, respetivamente.

Recorde-se que o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em factos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades, dormidas, procuras e desempenho nas redes sociais, entre outros. A análise dos dados objetivos é acompanhada pela avaliação de dados subjetivos que medem o impacto económico da estratégia de gestão de marca de cada município.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.