Diario do Sul
Portugal2020

Exposição em Évora apresenta trabalho de Inês Baptista

Teoartis Galeria mostra peças de porcelana do Atelier O2

Fonte: Redação

29 Julho 2016

São cerca de três dezenas de peças em porcelana que estão expostas na Teoartis Galeria, em Évora, até setembro. O trabalho pertence a Inês Baptista, do Atelier O2, e caracteriza-se por apresentar peças pintadas à mão, com destaque sobretudo para a representação de animais.
Segundo a artista, “sempre pintei e desenhei, mas o facto de ter formação em Engenharia Zooténica, que concluí na Universidade de Évora, e de gostar muito de animais foi uma conjugação importante para me dedicar a esta arte”. Além disso, frisou que “há pouca representação das nossas espécies animais nacionais”.
Na sua perspetiva, “ao conhecermos melhor os animais é mais fácil representá-los do ponto de vista científico e do ponto de vista anatómico”, considerando que “ao mesmo tempo é importante alguma liberdade artística”.
A autora explicou ainda que “a escolha da porcelana surgiu de forma a conjugar a arte com peças de uso diário, numa tentativa de tornar as peças acessíveis a um maior número de pessoas”.
Recordou também que “o atelier nasceu em 2006”, focando que “trabalho sobretudo por encomenda e dedico-me, principalmente, a peças de família, serviços de mesa e troféus”.
A artista especificou que “são peças diferenciadas e personalizadas, de acordo com os animais que a pessoa possui, dos criadores ou simplesmente consoante o gosto de cada um”.
O convite para mostrar as obras de Inês Baptista na cidade de Évora partiu de Teolinda Pascoal, diretora da Teoartis Galeria.
“A primeira vez que expus foi em Inglaterra e também já mostrei o meu trabalho em Espanha”, contou a artista, destacando que “foi a Teolinda Pascoal, minha antiga professora, que me desafiou a mostrar o meu trabalho aqui em Évora”.
Inês Baptista, reside em Montoito (Redondo), mas tem uma forte ligação a Évora, quer a nível familiar, quer por ter estudado na cidade alentejana.
A Teoartis Galeria encontra-se na Rua 5 de Outubro, n.º 78 – 1.º andar e a exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10 às 19 horas. De acordo com a organização, caso a porta da galeria esteja fechada, basta dirigir-se à loja da Teoartis na mesma rua (n.º 72).
Mais informações sobre este trabalho em www.porcelanas-ateliero2.com

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.