acerca otoño 2
Diario do Sul
Twitter rectangular

Quatro Grandes Provas e 3ª edição “O Melhor Sommelier do Brasil”

Vinhos do Alentejo regressam ao Brasil

Fonte: Nota de Imprensa

01 Agosto 2016

Cerca de 20 produtores do Alentejo vão apresentar os seus vinhos nos dias 8, 12, 15 e 20 de setembro, em mais uma edição das provas de vinho anuais no Brasil, desta vez nas cidades brasileiras Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo. Os eventos terão lugar nos hotéis Sheraton Porto Alegre Hotel, em Porto Alegre (8 de setembro), no Windsor Florida, no Rio de Janeiro (12 de setembro), Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (15 de setembro), e no Intercontinental São Paulo Hotel, em São Paulo (dia 20 de setembro). O programa em questão inclui um conjunto de provas livres e outro de provas comentadas que contarão com o prestigiado crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas.

Paralelamente, a CVRA irá aproveitar estas quatro grandes provas para dar início à 1ª etapa da 3ª edição do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, destinado a aproximar o mercado brasileiro da produção dos Vinhos do Alentejo. Baseada num workshop dirigido pelo crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, nesta 1ª etapa serão apresentados alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como o seu historial, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participarão numa prova de vinhos onde serão convidados a aferir as caraterísticas singulares e finalizarão respondendo a um exame escrito. Dessa etapa resultará o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 8 finalistas que viajarão até Portugal, no início de 2017, onde irão conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana, e terminarão com a concretização de uma prova final que determinará o vencedor.
Estas provas, bem como o Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil” inserem-se no quadro de iniciativas da CVRA para a promoção externa dos Vinhos do Alentejo naquele que é um dos mercados prioritários.
O Brasil, a par com os EUA, é dos principais mercados de exportação do vinho alentejano para fora da UE, embora se tenha verificado uma descida de 27% nos primeiros seis meses de 2016 face a igual período de 2015. Segundo Francisco Mateus, presidente da CVRA, as iniciativas junto do mercado brasileiro “pretendem promover a aproximação a novos consumidores mas, essencialmente, fomentar as relações com consumidores que já estão familiarizados com a nossa região e com os vinhos alentejanos”.
O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (47%) quer em valor (46%), segundo os dados Nielsen do ano 2015, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 1900 produtores de uvas e 235 empresas que comercializam vinhos com a garantia de origem e qualidade atestada pela CVRA. A área de vinha aprovada para produção de vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano totaliza 22.315 hectares, em que a área da DOC Alentejo é de 15.445 hectares (CVRA, 2015).

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.