Diario do Sul
Twitter rectangular

Santiago do Cacém

Banho de São Romão fascina turistas na Costa de Santo André

Fonte: Nota de Imprensa

18 Agosto 2016

A recriação do tradicional Banho de São Romão voltou a ser o ponto alto da festa realizada na Costa de Santo André, entre os dias 12 e 15 de agosto, tendo suscitado a curiosidade e a adesão de muitos turistas nacionais e estrangeiros, que, por esta altura, visitam o concelho de Santiago do Cacém.
A edição de 2016 da Festa de São Romão – uma organização da Junta de Freguesia de Santo André, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém – foi um sucesso com grande dinâmica ao longo dos quatro dias.
O Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada (Melides) voltou a recriar com grande detalhe, nos dias 13 e 14, na praia da Costa de Santo André, a tradição do Banho de São Romão, único dia do ano (até meados do século passado) em que a população do interior do município ia à praia, tradicionalmente no final da faina agrícola.
Não faltou o habitual farnel, com muitas iguarias locais e regionais – que fizeram as delícias dos presentes, que foram convidados a juntar-se ao Grupo e a degustar os petiscos – e claro, como não poderia deixar de ser, o banho, com mulheres de saias e homens de calças arregaçadas. Também elementos da população fizeram questão de se juntar à festa e de se trajarem à época.
A Festa de São Romão mostrou a sua diversidade e adaptação aos dias de hoje ao longo dos quatro dias e não faltaram as frutas, as doçarias e o artesanato da região, bem como uma animação constante.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.