Diario do Sul
Twitter rectangular

Alcáçovas

Augusto Brázio expõe no Paço dos Henriques

31 Agosto 2016 | Fonte: Nota de Imprensa

É inaugurada no próximo dia 4 de setembro, pelas 18h30, na Sala de Exposições Temporárias do Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a exposição “PAZ” da autoria do fotógrafo Augusto Brázio.
A exposição é constituída por um conjunto de elementos fotográficos e textos alusivos ao Tratado de Alcáçovas, também conhecido como Tratado da Paz, que cruzam com o espaço cultural que será apresentado sala por sala. De salientar que nesse mesmo dia que vai ser inaugurada a obra de requalificação e reutilização do Conjunto Paço dos Henriques, numa cerimónia presidida pelo ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, marcada para as 18h30.
Com a assinatura do Tratado de Alcáçovas, Portugal e Castela estabeleceram tréguas e acordaram entre si os “caminhos” das descobertas. Foi a partir daí que a Europa foi ao encontro do mundo. África, Ásia, América e Índia apresentam-se como novos mundos e é, a partir deste momento, que o europeu encontra o outro.
Esta forte marca da globalização, cujo primeiro passo foi dado em Alcáçovas com a primeira divisão do mundo, é também uma marca de diálogo, movimento, diversidade, partilha e património do futuro.
Num tempo em que todos estamos em guerra, num lugar do interior de Portugal promove-se a paz, porque foi aí celebrado o Tratado da Paz, assinado a 4 de setembro de 1479 e, é também aí, que a UNESCO reconhece, mais um lugar no mundo global.
É este o desafio que este novo equipamento cultural terá de abraçar e que Augusto Brázio quis retratar na exposição “PAZ”. Através do património imaterial e global, transpor do passado para o presente, sempre perspetivando o futuro, a força do diálogo e da cultura como elementos chave de um território que se quer sem amarras ou fronteiras, inteiro, global mas igualmente único e identitário.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.