Diario do Sul
diario jornal

150 anos de Eça em Évora

Évora prepara conferência e jantar queirosiano para dia 20 de maio

Fonte: Nota de imprensa - Município de Évora

16 Maio 2017 | Publicado : 18:19 (16/05/2017) | Actualizado: 18:20 (16/05/2017)

No âmbito da comemoração dos 150 anos da presença de Eça de Queirós em Évora, a Câmara Municipal de Évora em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio do Diário do Sul e da Fundação Eugénio de Almeida vai promover, pelas 20h00 do dia 20 de Maio (sábado), um jantar temático de inspiração queirosiana.

Este jantar, recorrendo a descrições culinárias presentes em várias obras do escritor, contará com uma ementa constituída por entradas variadas, sopa juliana, fricassé de ave e, como sobremesa, aletria e pastéis de nata.

O jantar, que ocorrerá no espaço da Direção Regional do Alentejo (Rua de Burgos), contará também com apontamentos de animação cénica nos quais serão lidos excertos de crónicas publicadas no Districto de Évora sob a direção de Eça de Queirós, e do seu “contra ponto” político, a Folha do Sul, então dirigido por Augusto Filipe Simões.

As inscrições para esta iniciativa, cujo preço por pessoa é de 25€, estão abertas até ao dia 18 de Maio e poderão ser efetuadas no Posto de Turismo de Évora (tel. 266 777 071 / postodeturismo@cm-evora.pt).

Pelas 17h30 do mesmo dia, precedendo o jantar, irá ter lugar na Sociedade União Eborense – Bota Rasa (da qual Eça de Queirós foi sócio) uma conferência promovida pela Confraria Queirosiana, em colaboração com a CME, na qual Manuel de Araújo apresentará a Confraria Queirosiana e Joaquim António Guimarães falará sobre os condiscípulos eborenses de Eça de Queirós em Coimbra.

Esta iniciativa é de entrada livre, acolhendo todos os interessados sobre a temática queirosiana.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.