Diario do Sul
Twitter rectangular

A 15.ª edição do Festival de Cinema de Portel termina amanhã

Espetáculo de Ruy de Carvalho no encerramento de “O Castelo em Imagens”

O 15.º Festival de Cinema de Portel “O Castelo em Imagens” termina amanhã com o espetáculo “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores”, que conta em palco com a interpretação do ator Ruy de Carvalho.

Fonte: redacção

19 Maio 2017

Desde o passado domingo que a vila alentejana vivencia mais uma edição deste festival de cinema, que este ano gira em torno do neorrealismo. A par da exibição de filmes, o evento contempla ainda a vertente musical, mas também um concurso escolar que tem como tema o castelo, nas suas inúmeras interpretações.
Em relação ao espetáculo de encerramento, está agendado para amanhã, às 21h30, no palco do Auditório Municipal de Portel.
“Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores” é uma obra da autoria de Paula Carvalho (filha de Ruy de Carvalho) e Paulo Mira Coelho.
Em palco estão habitualmente, Ruy de Carvalho; o seu filho, João de Carvalho; e o seu neto, Henrique de Carvalho. Conta ainda com a fadista Ana Marta, acompanhada por Ricardo Gama (guitarra portuguesa) e João Oliveira (viola de fado).
Para a exibição do próximo sábado, Ruy de Carvalho disse, em entrevista ao Grupo Diário do Sul, que “eu vou estar em palco com o meu filho, mas o meu neto não pode estar presente por estar a trabalhar noutra companhia, sendo substituído por Guilherme Madeira”.
Acrescentou ainda que “a Ana Marta também não pode participar e vai ser substituída por Mónica Sintra”.
Ruy de Carvalho confessou que “tenho muito prazer em levar este espetáculo a Portel, que é uma homenagem aos portugueses e à língua portuguesa, aos nossos poetas, aos nosso músicos e ao nosso teatro”.
Admitiu que “foi feito com muito amor e tem tido um êxito muito grande, não só em Portugal, como fora do país, como foi o caso de Londres”.
O ator realçou ainda que “temos música muto bonita, poesia maravilhosa e temos um teatro que começou muito bem com o nosso Gil Vicente, que também entra no espetáculo”.
Em nota de imprensa, o Município de Portel destacou que “‘Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores’, estreado em 2014, é um espetáculo que mostra ‘uma viagem’ à poesia de Pedro Homem de Mello, Florbela Espanca, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Moniz Pereira, Ary dos Santos e Manuel Alegre, entre outros, que se ‘imortalizaram’ em canções portuguesas, e homenageia Gil Vicente, apontado como o fundador do teatro português”.
Quanto ao festival de cinema que está a decorrer em Portel, Ruy de Carvalho focou que “tudo o que é feito em nome da cultura e para a cultura é sempre maravilhoso”, frisando que “tenho muito prazer em colaborar com esta iniciativa”.
Na sua opinião, “os portugueses estão um bocadinho necessitados de coisas para acalmar o espírito”, considerando que “a poesia ou a música são calmantes que tomamos para a vida difícil que temos ao trabalhar nas coisas materiais”.
Para este ator, com mais de 50 anos de carreira, “faz sempre bem uma boa leitura, uma boa poesia, uma boa escultura ou um bom pedaço de música”.
A participação de Ruy de Carvalho no festival em Portel passa também por ser júri do 14.º Concurso Nacional Escolar que reúne trabalhos de pintura, fotografia e vídeo feitos por alunos desde o ensino básico até ao universitário, em que o castelo assume o protagonismo.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.