merida enamora 2
Diario do Sul
diario jornal

De 6 a 8 de junho

EPRAL prepara III Jornadas da Saúde – Depressão e Saúde

Organização do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (Ciclos de formação: 2014/2017; 2015/2018; 2016/2019)

05 Junho 2017 | Fonte: Nota de imprensa - EPRAL

A depressão é uma doença muito frequente na atualidade. Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofram de depressão a nível mundial. Pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar, podendo levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo a segunda causa de morte da população jovem, entre 15 e 29 anos, embora, em Portugal, desde há muito, o suicídio seja sobretudo comum em pessoas mais idosas, nomeadamente que tenham doenças crónicas incapacitantes e que vivam sós.

A depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as esferas sociais, em todos os países. Provoca angústia e tem impacto na capacidade de realização das tarefas diárias mais simples, com consequências devastadoras para a vida familiar, social e profissional.

Para realçar a importância do tema, a OMS escolheu a depressão como tema para assinalar o Dia Mundial da Saúde em 2017, dando início a uma campanha a nível mundial de sensibilização global, com o lema “Let’s talk”. É preciso falar sobre a depressão, desmistificar preconceitos e mitos, reforçando a ideia de que existem formas de prevenir e tratar a depressão.

Com o principal objetivo de promover um espaço de debate e reflexão sobre a depressão, os alunos do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde (ciclos de formação 2014/2017, 2015/2018, e 2016/2019), em parceria com o Hospital do Espírito Santo, UCCI da SCM de Portel, UCCI da CVP de Estremoz, Núcleo Escola Segura da GNR, Coach Educacional – S&R Coaching, Departamento de Educação Física da Universidade de Évora e a DECO, Associação de Defesa do Consumidor, propõem-se realizar as III Jornadas da Saúde da Epral, nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Durante os três dias de duração dos trabalhos serão propostas atividades variadas, desde palestras teóricas, workshops temáticos e atividades práticas relacionadas com o tema integrador e central do evento.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.