Diario do Sul
PORTUGAL 2020 SET

Alunos recolheram cerca de dez toneladas de resíduos

Escolas do distrito de Évora participaram na 9.ª edição da Geração Depositrão

Autor :Redação - Maria Antónia Zacarias

14 Agosto 2017

Escolas do distrito de Évora voltaram a participar em mais uma edição da Geração Depositrão tendo recolhido muitas toneladas que contribuíram para um total de 413 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas em fim de vida, o que se traduz num donativo superior a seis mil euros a entregar à Operação Nariz Vermelho, parceira desta campanha que é implementada pela ERP Portugal (European Recycling Platform) em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas.

Entre os resíduos recolhidos ao longo do ano letivo, neste distrito alentejano, foram contabilizados mais de 20 frigoríficos, 70 grandes eletrodomésticos ou 150 televisores/monitores, entre outros.

A Escola Básica de Pavia, em parceria com a Junta de Freguesia de Pavia, ocupa o 5º lugar no top de resultados do critério peso recolhido por aluno, com mais de 83kg/aluno.

Mas houve outras escolas do Alentejo que também participaram neste programa, sendo de salientar que a tabela dos vencedores no critério de peso total recolhido é liderada pela EB 23 Damião de Odemira (Beja), líder a nível nacional, com mais de 16 500 kg. A Escola Secundária de Ponte de Sor (Portalegre) conseguiu também um peso superior a 13 mil kg.

Sustentabilidade ambiental começa nas escolas

De acordo com Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, o compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram “é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação”.

A dirigente dá os parabéns a todos os cidadãos que revelaram, novamente, a sua preocupação com a sustentabilidade. “Este ano, este desígnio foi traduzido, em simultâneo, no donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho”, frisou.

Reciclagem ajuda a uma causa social

Também Magda Ferro, diretora de comunicação da Operação Nariz Vermelho reconheceu o empenhamento de todas as escolas e entidades Geração Depositrão que “contribuíram arduamente para ajudar os ‘Doutores Palhaços’ a levar alegria a mais de 41 mil crianças hospitalizadas, em 14 hospitais pediátricos do nosso país”. E acrescentou: “Um forte abraço de palhaço a todos os agentes da reciclagem!”.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.