Diario do Sul
Twitter rectangular

Palestra: 23 de setembro – 16h30

“Da Ermida para o Museu: a história de uma pintura” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora

Autor :Nota de imprensa

Fonte: DRCAlentejo

22 Setembro 2017

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017, dia 23 de setembro, às 16h30, terá lugar no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Museu de Évora) a palestra subordinada ao tema "Da ermida para o museu: a história de uma pintura".

A história de um objeto religioso está profundamente ligada à vivência do seu edifício de origem, à sua forma de utilização e ao valor cultual que lhe é atribuído. Partindo da pintura «Lamentação sobre Cristo deposto da Cruz», proveniente da ermida de São Brás, será apresentada uma reflexão sobre a importância da envolvente arquitetónica e territorial do edifício de origem para a compreensão do contexto imaterial da pintura e da musealização como via para a sua salvaguarda material.

 O projeto de investigação aborda a problemática da salvaguarda de conjuntos retabulares integrados em ermidas e decorre no âmbito do Doutoramento em Belas-Artes, com especialização na área de Ciências da Arte, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A investigação conta com a orientação do Professor Fernando António Baptista Pereira, do Professor António Candeias e da Professora Alice Nogueira Alves e tem como centros de acolhimento o CIEBA e o Laboratório HERCULES. Este projeto enquadra-se no Programa Doutoral HERITAS -  Estudos de Património (PD/00297/2013) e é financiado pela FCT -  Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (PD/BD/135144/2017).

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.