Diario do Sul
Twitter rectangular

Iniciativa do Núcleo de Veterinária e Saúde Pública da Câmara Municipal de Évora

Projeto Fiel pretende promover a posse responsável de cães e gatos

Autor :Redação - Marina Pardal

Fonte: Projeto Fiel

12 Outubro 2017

O Dia Mundial do Animal assinalou-se no dia 4 de outubro, mas o trabalho em prol destes “amigos” é desenvolvido ao longo dos 365 dias do ano pelo Projeto Fiel, do Núcleo de Veterinária e Saúde Pública da Câmara Municipal de Évora.

Segundo informação do município, esta iniciativa “pretende alterar comportamentos e mentalidades relativamente aos animais de companhia, em especial aos cães e gatos”.

A adoção responsável destes “patudos” tem sido uma das “batalhas” que o projeto tem travado, conseguindo inclusive promovê-la além-fronteiras.

Mas muito mais tem sido feito, contando os colaboradores do Canil Municipal de Évora com a ajuda de voluntários para “levar a bom porto” a sua missão.

E que missão é essa? De acordo com o site da autarquia, “procuramos promover a resolução de vários problemas que detetamos atualmente, associados à detenção de animais”.

Entre eles destacam-se “o abandono animal; a permanência de animais sozinhos na via pública; dejetos esquecidos nos espaços públicos, potenciando a transmissão de zoonoses; negligência dos donos face às condições de bem-estar animal; donos desrespeitadores de outros cidadãos vizinhos devido à falta de cuidados prestados aos animais de companhia que alojam; ou agressões a pessoas por parte de cães com comportamentos agressivos, devido a condutas irresponsáveis dos seus donos”.

Potenciar uma melhor integração do animal de companhia na sociedade é assim um dos principais objetivos do Fiel.

“Pretendemos que a longo prazo, os detentores destes animais de companhia se tornem mais responsáveis e conscienciosos e que saibam desenvolver as potencialidades dos seus animais de forma a beneficiarem em pleno do contacto com eles”, é focado pelo projeto.

A mesma fonte esclarece que “para isso o projeto possui uma forte componente educativa, mas também uma vertente condutora dos benefícios reais que o contacto com os animais traz às populações”.

São várias as ações de sensibilização que têm sido realizadas com esse propósito, nomeadamente workshops dirigidos a quem já possui um animal de companhia, mas também para aqueles que ponderam essa hipótese.

Relativamente à adoção de animais do canil municipal, o Projeto Fiel tem vindo a defender que tal “deve ser feito de forma informada e responsável, como chave para a minimização do problema da sobrepopulação de animais, quebrando o ciclo de adoção irresponsável – abandono”.

É nesse âmbito que também promove campanhas e está presente em vários eventos, que contam, muitas vezes, com a presença dos animais.

Para além disso, há já vários casos de sucesso ao nível da adoção feita por pessoas de outros países.

O Canil Municipal de Évora encontra-se na Horta das Figueiras (atrás do antigo Paga-Pouco) e está aberto das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone 266 777 182 ou na página do Facebook do Projeto Fiel.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.