Diario do Sul
Twitter rectangular

Reunião de Trabalho do Conselho Intermunicipal da CIMAC

Autor :Nota de imprensa

Fonte: CIMAC

06 Fevereiro 2018

No passado dia 1 de fevereiro de 2018, na sede da CIMAC, realizou-se uma reunião de trabalho do Conselho Intermunicipal onde, para além dos Eleitos, estiveram também presentes Técnicos dos municípios. Esta reunião de trabalho surgiu da necessidade de serem apresentados e discutidos alguns dos projetos da CIMAC que se encontram em fases fulcrais para o seu avanço: o Referencial Estratégico de Desenvolvimento Social do Alentejo Central, realizado em colaboração com a Monte, ACE, e o projeto dos Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central, realizado com a colaboração da Quaternaire Portugal.

A apresentação do Diagnóstico Social do Alentejo Central, que deu origem ao documento do Referencial Estratégico, foi feita pela Monte, ACE, que destacou algumas das principais conclusões do Diagnóstico, sendo posteriormente apresentado o Referencial Estratégico.

O processo de elaboração do Referencial Estratégico foi focado num conjunto de perguntas que nortearam todo o trabalho que foi posteriormente desenvolvido, traçando-se linhas de orientação e definindo-se áreas de intervenção, onde se inserem quatro Programas Piloto de Intervenção e Inovação Social.

Neste âmbito foram igualmente apresentadas propostas para ações de divulgação e disseminação do Referencial Estratégico para o Desenvolvimento Social do Alentejo Central junto dos diferentes atores da região, tais como a divulgação do Estudo pela CIMAC, a apresentação do Estudo na Plataforma Supraconcelhia, a realização de um Seminário e a dinamização de um Observatório na área do Desenvolvimento Social.

Estas propostas tiveram uma reação favorável por parte dos presentes na reunião de trabalho, que acrescentaram ainda algumas sugestões para que este se torne um projeto de referência de disseminação de boas práticas no Alentejo Central.

Sobre o projeto dos Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central, foi feita a apresentação do relatório final por parte da responsável pela equipa da Quaternaire, focando-se nas duas infraestruturas de carácter intermunicipal: O Centro de Acolhimento Turístico de Évora e Alentejo Central (CATEAC) e o Centro Interpretativo do Alentejo Central (CIAC). Os municípios presentes manifestaram acordo relativamente aos pressupostos globais apresentados, validando a proposta relativa ao CATEAC, considerando contudo que estas propostas carecem ainda de revisão, sobretudo em relação ao projeto museológico do CIAC.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.